quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mensagem do candidato a Bastonário António Marinho e Pinto

Saúdo os Colegas que criaram este Blogue. Ele, revelar-se-á, seguramente, um instrumento muito útil para a divulgação de nosso programa de acção. Ele deverá tornar-se também um instrumento de debate de ideias e de aperfeiçoamento das nossas propostas.
O que a nossa candidatura se propõe realizar, caso vença as eleições, constitui um feito que ficará na história da nossa Ordem, bem como da Advocacia e da própria justiça em geral. Pôr cobro à degradação da nossa profissão, invertendo o ciclo da sua massificação, será um contributo inestimável para dignificar o patrocínio forense e, consequentemente, a administração da justiça.
Por outro lado, a intensificação do combate à desjudicialização da justiça reafirmará a relevância da cidadania na justiça, pois os tribunais têm de estar ao serviço dos cidadãos e da sociedade em geral e não ao serviço dos interesses e privilégios dos magistrados. A justiça não pode ser um obstáculo ao desenvolvimento nem estar em conflito com a modernidade.
A administração da justiça tem de ser levada a cabo em instâncias soberanas, como os tribunais, pois só assim ela cumprirá o seu desígnio de pacificação social. Justiça fora dos tribunais não é justiça; chame-se-lhe o que se quiser, mas não é justiça
Estamos certos de que os Colegas compreenderão o alcance e a relevância das nossas propostas, até porque já demos provas de que cumprimos o que prometemos. Nós somos de palavra. Por isso estamos confiantes.
Lisboa, 07 Setembro 2010

A Marinho e Pinto
(Candidato a Bastonário)