sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Medalha de Honra a Afonso Fernando

"Na comemoração dos 90 anos de idade do advogado poveiro Afonso Fernando, o bastonário da Ordem, Marinho Pinto, anunciou que na próxima reunião da Instituição vai propor a Medalha de Honra ao prestigiado colega, que assinalou o seu aniversário em jantar promovido pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim.
Marinho Pinto, aproveitou a presença para realçar o estoicismo de Afonso Fernando e o seu exemplar profissionalismo demonstrado ao longo das décadas em que exerceu a advocacia e a sua luta pela democracia. O recandidato à Ordem dos Advogados, no seu discurso reconheceu que advocacia tem “ovelhas negras”, como outras profissões, mas que “estamos a combate-las”. O líder dos advogados, na sua alocução referiu-se ao actual panorama do Estado, com órgãos de soberania a fazerem greves à soberania, numa clara alusão ao estado de direito, com as greves que se aproximam na polícia.
O homenageado, surpreso pela festa que lhe proporcionaram, recordou que foi um homem do século XX e não do século XXI, tendo pertencido a uma geração de sacrifício, que procurava a liberdade. Referiu que sempre sonhou com a democracia, “não a que vivemos, devido às enormes desigualdades sociais a que se assistem”.
Mais de uma centena de pessoas cantaram os Parabéns a Afonso Fernando, entre elas, Macedo Vieira, presidente de Câmara da cidade que aproveitou o momento para lançar uma reflexão sobre o estado social e os desafios do futuro, que devem passar pela economia e a educação."