segunda-feira, 20 de setembro de 2010

António Osório apoia Marinho e Pinto

Por diversas vezes nos últimos tempos tenho manifestado o meu apoio ao Dr. Marinho Pinto. Reitero o apoio.
Na verdade, não vejo razões para mudar a minha opinião, pelo contrário.
Ao longo do seu mandato, o Dr. Marinho Pinto, ao seu estilo muito próprio, tem trabalhado incansavelmente em prol dos Advogados, em prol da Advocacia, em prol de uma Ordem que seja realmente uma Ordem dos Advogados, de todos os Advogados e não de alguns Advogados ou Sociedades de Advogados que utilizam a Ordem para benefício próprio ou em benefício dos interesses daqueles que orbitam à sua volta.
Com persistência, tenacidade e abnegação, o Dr. Marinho Pinto tem combatido aqueles que, dentro e fora da Ordem dos Advogados, querem destruir a classe, desprestigiá-la, retirar-lhe a legitimidade, calar-lhe a voz na luta pela defesa dos direitos dos mais desprotegidos, na luta pela legalidade, na luta pela justiça.
Mais, o Dr. Marinho Pinto, com as medidas que implementou para acesso à profissão, com as reestruturações internas que encetou, com o rigor na execução orçamental e o combate ao despesismo, com a acalorada defesa dos interesses da nossa classe face à crescente e inconcebível supremacia que outras classes vinham a ganhar, entre outros exemplos que poderia mencionar,  tem sido o Bastonário que mais lutou e luta para a dignificação da classe e da nossa Ordem.
Quero com isto enfatizar que o Dr. Marinho Pinto tem um projecto em curso, que vem do anterior mandato e que é impreterível não seja interrompido.
A Ordem dos Advogados e a nossa classe encontram-se numa situação muito particular, isto é, ou continuamos na senda da concretização do projecto do Dr. Marinho Pinto e conseguimos catapultar a Ordem e a classe para o lugar que lhe é devido por direito no cenário jurídico português ou, interrompendo o projecto, tudo se pode perder e voltamos aos tempos em que a Ordem é só de alguns, é um meio de servir os interesses de alguns e é um “saco de Areia” onde se vão desferindo impunemente golpes mais ou menos mortais.
É tudo isto que está em jogo. Ou somos dignos ou não somos. Ou temos uma classe digna ou não temos. Ou temos uma Ordem digna ou não temos. Quanto a mim, é com orgulho que me identifico como Advogado e que defendo a dignidade e o prestígio da classe e da Ordem. Quanto deixar de sentir orgulho, com dignidade sairei.
Há muito que decidi quem apoiar, por ser a pessoa e o Advogado mais capaz de, como Bastonário, dignificar e dar prestígio à Ordem dos Advogados. Estou com o Dr. Marinho Pinto, incondicionalmente.

António Osório