terça-feira, 21 de setembro de 2010

Marinho e Pinto apoia Isabel Duarte

Caros Colegas

Decidi apoiar a lista da Dra. Isabel Duarte ao Conselho Superior, porquanto, de entre as três que já anunciaram a sua candidatura a este órgão, ela é a que dá mais garantias de melhor desempenhar esse cargo e, sobretudo, de lhe restituir a dignidade perdida durante o actual mandato.

Não apoio a lista liderada pelo Colega, Dr. João Pereira da Rosa, porque se trata de um projecto pessoal, estruturado à medida de quem o concebeu e concretizou.

Mas, sobretudo, não apoiamos a lista ao Conselho Superior presidida pelo Colega Óscar Ferreira Gomes, por se tratar de uma lista de continuidade em relação ao actual CS, ou seja, uma lista de confronto com o Bastonário.

Na verdade, mais de metade dos membros escolhidos pelo Dr. Óscar Ferreira Gomes para a sua lista pertencem ao actual Conselho Superior, o qual ficará na história da Ordem pela perseguição que moveu ao actual Bastonário (instaurando-lhe seis processos disciplinares), pelas intromissões nas competências de outros órgãos (nomeadamente, do Bastonário e do Conselho Geral), pela passividade perante as insubordinações estatutárias de alguns presidentes de conselhos distritais e ainda pelas acções de subversão da legalidade estatutária levadas a cabo pelo próprio CS (como a tentativa de convocação de uma assembleia-geral em frontal violação do EOA).

Trata-se de uma lista integrada no projecto de conquista dos órgãos nacionais da OA por parte dos dirigentes de alguns conselhos distritais e que, a ser eleita, adoptará, seguramente, a mesma linha de acção do actual CS, ou seja, utilização dos poderes e competências do supremo órgão jurisdicional da Ordem para ajustes de contas pessoais e para silenciar aqueles que não partilhem as suas concepções para a OA.

Conheço o Dr. Óscar Ferreira Gomes há cerca de 10 anos e, desde então, tornei-me seu amigo. Mas nunca imaginei que, depois do que se passou durante o triénio 2008/2010, ele aceitasse presidir a uma lista que integrasse como vice-presidente o actual presidente do Conselho Distrital de Lisboa, Dr. Carlos Pinto de Abreu.

Por tudo isso, apelo aos Colegas para que apoiem a lista ao Conselho Superior presidida pela Dra. Isabel Duarte, subscrevendo a declaração de propositura da sua candidatura que segue em anexo.

Junto também a minuta da declaração de propositura da minha candidatura a Bastonário, para que os Colegas que ainda a não subscreveram o possam fazer.

As declarações deverão ser impressas, preenchidas, assinadas e remetidas, o mais rapidamente possível, por correio postal para:

António Marinho e Pinto
Rua Simões de Castro, nº 159-2º Dtº.
3000-388 Coimbra

Todo o processo de formalização das candidaturas deverá estar concluído até ao dia 30 de Setembro próximo.

Com as cordiais saudações do
Colega ao dispor
A. Marinho e Pinto
(Em correio electrónico)