terça-feira, 5 de outubro de 2010

Lista de candidatos ao Conselho Geral


«Se as mulheres suportam metade do peso do céu, devem ter direito a metade do paraíso».

Caro(a)s Colegas

Venho apresentar-vos a lista de candidatos ao Conselho Geral da Ordem dos Advogados que tenho a honra de encabeçar. Trata-se de uma lista em que, pela primeira vez na história da nossa Ordem, se dá rigoroso cumprimento ao princípio da igualdade, pois apresenta uma paridade absoluta entre homens e mulheres. Com efeito, ela é integrada por dez Advogados e dez Advogadas de todo o país, sendo que, também pela primeira vez na OA, uma mulher surge como candidata a 1º vice-presidente do CG.
Tal inovação corresponde ao esforço para dignificar as Advogadas portuguesas, que, além das dificuldades próprias da dureza da nossa profissão, têm também, muitas vezes, a seu cargo a gestão dos lares e o cuidado dos filhos.
Porque nós não nos ficamos apenas pelas palavras, podemos dizer que estas inovações são o corolário de uma opção clara e firme por um dos princípios fundamentais do estado de direito, qual seja o da igualdade entre homens e mulheres.
Fomos nós que prometemos - e conseguimos – a publicação de legislação (DL nº 131/2009, de 1 de Junho) que permite às Advogadas adiarem todas as diligências processuais até dois meses (incluindo as audiências de julgamento) por motivo de parto, sem necessidade de qualquer requerimento, bastando uma simples comunicação ao tribunal.
Somos Advogados e Advogadas que nos propomos modernizar a nossa Ordem, fazendo as reformas de que ela carece, pois só assim, a Advocacia portuguesa estará em condições de liderar o processo de reformas na justiça e nos tribunais.
É, pois, esta a lista que tenho o prazer de encabeçar e que se apresenta às eleições do próximo dia 26 de Novembro para gerir a Ordem dos Advogados no triénio 2011-2013.


LISTA DE CANDIDATOS
Ao Conselho Geral

BASTONÁRIO
António Marinho e Pinto (Coimbra)

VICE-PRESIDENTES DO CONSELHO GERAL
Elina Fraga (Mirandela)
António Albergaria Samara (Seixal)

VOGAIS DO CONSELHO GERAL
A. Pires de Almeida (Viseu)
A. Rui Silva (Porto)
Ana Machado Dias (Porto)
Cláudia Freitas Oliveira (Cascais)
Costa Amorim (Santa Maria da Feira)
Cristina Soares Mineiro (Lisboa)
Fátima Bento (Valongo)
Joana Roque Lino (Lisboa)
Manuel Henriques (Torres Vedras)
Marcelino Pires (Braga)
Márcia Gonçalves (Leiria)
Maria Alexandre Chaves (Almada)
Maria Emília Morais Carneiro (Tavira)
Miguel Salgueiro Meira (Viana do Castelo)
Pedro Tenreiro Biscaia (Lisboa)
Ricardo Marques Candeias (Coimbra)
Sandra Martins Leitão (Portalegre)
Simplício Mendonça (Funchal)