domingo, 24 de outubro de 2010

Agostinho Machado apoia Marinho e Pinto

Apoio o Dr. Marinho Pinto porque desde sempre o vimos como defensor dos Direitos do Homem e do Cidadão, em cuja defesa qualquer advogado digno desse nome se deve rever.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque enquanto Bastonário tem procurado reduzir o despesismo e o gigantismo em que a Ordem dos Advogados Portugueses se transformou nos últimos anos, tudo isto à custa do aumento progressivo de elevadas quotas que não se justificam.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem procurado acabar como a “negócio da formação” dos advogados estagiários com retorno ao modelo tradicional e de patrono.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem sabido traçar um diagnóstico correcto do estado da justiça em Portugal, apontando medidas assertivas, que implementadas se dariam importantes passos no sentido de restabelecer a confiança perdida.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem sido das poucas vozes que se tem insurgido contra os ataques que as magistraturas, nomeadamente, a judicial vêm fazendo aos advogados.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem propostas legislativas muito concretas em defesa da imunidade do exercício do patrocínio judiciário, que tem vindo a ser aviltada por um cada vez maior número de magistrados, que até tiveram o desplante de pedir a extinção da Ordem dos Advogados.
Apoio o Dr. Marinho Pinto que num “combate desigual”, tem sabido resistir aos ataques que são desferidos à Ordem dos Advogados e aos seus membros, não negando apoio aos advogados que estão até a ser perseguidos criminalmente por magistrados, porque não cedem às suas conveniências e não são subservientes, mostrando-se antes intransigentes na defesa dos direitos legais e constitucionais dos seus constituintes.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem chamado à atenção que os advogados não são agentes da justiça subalternos, mas sim e nos termos legais e constitucionais, uma peça fundamental na administração da justiça, sem a intervenção dos quais, em muitas circunstâncias o tribunal não pode sequer ser constituído.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque tem sabido encarnar os valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, com tudo o que os mesmos significam nas nossas vidas e na sociedade.
Apoio o Dr. Marinho Pinto porque é um Homem que não tem Medo e tem tido a coragem de travar um “combate desigual” em prol da Justiça e, por tudo isto, o Dr. António Marinho Pinto tem o meu Respeito, o meu Apoio e o meu Voto.
Agostinho Machado