terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Tudo que ali está é verdade"

“Um combate desigual” - assim se intitula a obra lançada por Marinho Pinto após 30 meses de mandato enquanto bastonário da Ordem dos Advogados. Por ocasião da apresentação do livro, ontem, no Funchal, Marinho Pinto afirmou que tudfo o que figura no livro “é verdade”, estando “à espera da primeira voz que se erga a dizer que alguma coisa que ali está não é correcta, ou não é verdadeira”.
“É fundamental ler este livro e sobretudo porque tudo o que ali está é milimetricamente verdade”. A declaração é do bastonário da Ordem dos Advogados (OA), quando respondia ontem, no Funchal, a questões colocadas pelos jornalistas sobre o livro da sua autoria, a cuja apresentação procedeu na sede do Conselho Distrital da Madeira da OA.
“Um combate desigual” - assim se intitula a obra lançada por Marinho Pinto após 30 meses de mandato - só não contém toda a verdade - frisou - porque o “prestígio” e a “dignidade” da OA, bem uma questão de “pudor”, enquanto advogado e bastonário, o impedem.
“Mas tudo o que lá está é verdade e estou à espera da primeira voz que se erga a dizer que alguma coisa que ali está não é correcta, ou não é verdadeira”, vincou, depois de lembrar as “adversidades” e os “ataques” que disse ter tido de ultrapassar, mas que não impediram as reformas levadas a cabo.
“Nós ganhámos inclusivamente os grandes combates internos perante aqueles que queriam destituir, pela via do golpe anti-democrático, o bastonário que foi eleito com a maior votação de sempre na história da OA”, salientou Marinho Pinto.
“O ter chegado ao fim do mandato é já uma vitória contra essas forças obscurantistas, dessas forças reaccionárias que persistem dentro da OA e que agora vêm, através das eleições, querer obter o sufrágio que tentaram através dos golpes e dos métodos anti-democráticos (...) os combates estão relatados no meu livro e eu convido os advogados e a população da Madeira a lê-lo porque explica e permite compreender muito do que se passou na OA e na Justiça em Portugal”, precisou.
Antes da apresentação do seu livro, a que se seguiu um encontro/debate com advogados madeirenses para apresentação do seu programa eleitoral e abordagem à realidade da classe na Região, Marinho Pinto reuniu-se com a Direcção Regional da Associação dos Jovens Advogados Portugueses.
Sobre o encontro, o bastonário começou por frisar que a base da sua candidatura “são os jovens advogados”, sendo por “eles que vale a pena” colocar todo o empenho, por serem quem “garante o futuro da advocacia em Portugal”.
Neste contexto, Marinho Pinto apontou os jovens advogados como “as principais vítimas da massificação da advocacia”, adiantando não apresentar a Região um quadro diferente do que se verifica no resto do país.
As eleições para os diversos órgãos da OA para o próximo triénio (2011/2013) realizam-se a 26 de novembro.
Para além de Marinho Pinto, que se recandidata a bastonário, concorrem também ao cargo Fernando Fragoso Marques e Luís Filipe Carvalho.
(EM
Jornal da Madeira)