segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Manifestações de apoio (54)

Meu Ilustre Colega,

Caro Bastonário Marinho e Pinto,

Tenho acompanhado com interesse o percurso do ilustre colega desde a sua 1ª candidatura a Bastonário.

Congratulo-me pela Frontalidade, Desinteresse e Abnegação com que o meu ilustre colega tem encarado o seu cargo, com aquilo a que eu chamo espírito de missão.

Realmente já precisávamos há bastante tempo de um Advogado dos Advogados e não de um colega que fizesse do cargo trampolim para outros voos, como vários que não nomearei por ser desnecessário e obvio quem são, e que da Ordem e dos Advogados só soubessem o que lhes era destilado por quem cá estava e só vinham ao fim da tarde á Ordem, depois do seu expediente de escritório e de exibirem socialmente o seu estatuto de Bastonário, para assinarem uns despachos e pouco mais.

Precisávamos de alguém, como o Ilustre Colega, que em Full-Time e de alma e coração se dedicasse a esta causa.

É Fundamental o exame de acesso á O.A. No C.E.J há anos que existe um exame de acesso e não consta que haja reclamações (o que há é centenas, para não dizer milhares de candidatos). Se para Magistrado se exige testes rigorosos, outro tanto não é de exigir para Advogado? Qual a diferença que deve existir em termos de estatuto e condição, quer profissional quer académica?

Por outro lado, como diz e bem, a sua tarefa não está completa.

Um dos assuntos que me debato é com a implementação da Delegação de Lisboa da O.A.

Sendo Lisboa a maior comarca do País, não percebo porque é que ainda não temos uma delegação (com o numero de Advogados existentes na Comarca até deveria era existir mais do que uma delegação, digo eu!) a funcionar, corrigir-me-á o colega se estiver criada e implementada efectivamente, pois o que desejo é que esteja criada e implementada.

E penso que não pode servir de contraponto a existência do Conselho Distrital de Lisboa, pois não tem as mesmas funções de uma delegação e não tem a ligação de proximidade ao advogado individual que tem uma delegação.

Pois desejo as maiores venturas ao ilustre colega no fim do seu mandato e também na sua nova tomada de posse, para poder continuar a obra que espero que em prol da Ordem e dos Advogados, continue a desempenhar com fidelidade o seu mandato.

Se me puder informar sobre "vexata quaestio" da delegação de Lisboa, pois ouço dizer muita coisa mas de concreto nada sei, ficaria bastante agradecido ao meu ilustre colega,

O Colega ao Dispor,

Pedro Dias Louro – Lisboa